Confira nossa entrevista com Marcos Prudencio, diretor executivo da Sepal e participe conosco desse importante Encontro da agenda cristã evangélica brasileira

Está chegando o Encontro Sepal 2019! Entre os dias 6 e 10 de maio, cristãos de todo o Brasil estarão reunidos em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, para trocar experiências e conhecimento em assuntos relacionados à igreja brasileira. Com o tema “Espiritualidade Bíblica para uma Igreja Transformadora”, o evento contará com um time de importantes preletores nacionais e internacionais e uma série de atividades voltadas para quem exerce liderança em igrejas ou busca capacitação para se engajar em ações que visam à propagação do evangelho. Para conhecer a programação completa, clique aqui.

Em entrevista, Marcos Prudencio, diretor executivo da Sepal, compartilha com nossos leitores informações sobre o 46º encontro da instituição. Na conversa, ele elucida os motivos do tema escolhido para 2019, fala como a igreja pode atuar de forma relevante na sociedade e divide algumas curiosidades do que está sendo preparado para o público. Confira já o bate-papo e prepare-se para estar conosco!

Sepal: “Espiritualidade Bíblica para uma Igreja Transformadora”. Por que a Sepal escolheu esse tema para o Encontro 2019?

Marcos Prudencio: A Sepal procura perceber o anseio de Deus para a igreja brasileira e sua liderança. O tema descreve a mensagem principal para esse início de século. O Senhor tem desafiado a igreja para uma tarefa influenciadora nas esferas da sociedade e, para isso, há um chamado para a profundidade espiritual que precisa ter base bíblica para não se perder em emoções ou artifícios humanos.

O que a Sepal espera com o evento?

A Sepal deseja reunir um número significativo de pastores e líderes representantes das mais variadas denominações. A proposta é refletir sobre o nível de espiritualidade que agrada a Deus e debater sobre o nosso papel na sociedade como influenciadores.

O que é espiritualidade bíblica? De que forma ela pode e deve ser vivenciada no dia a dia do cristão?

Todo cristão quer acertar no seu relacionamento com Deus, e a única garantia de sucesso nessa relação é praticarmos a Palavra como padrão elevado de espiritualidade. A Bíblia ensina os métodos e preceitos divinos para uma experiência espiritual que nos preencha completamente. A prática da leitura bíblica diária, associada a uma atitude humilde de sujeição ao agir do Espírito Santo, permite o mergulho nas profundezas de Deus (1Coríntios 2.10).

E o que é uma Igreja transformadora? Qual é o seu papel no mundo?

A Igreja transformadora é aquela que entende seu papel de influenciadora da sociedade na qual está inserida. Ela sabe que possui padrões de excelência para o bem comum de uma comunidade e, assim, amplia seu campo de ação para benefício da comunidade no seu entorno, na sua cidade, em regiões do país e até em outras nações.

Como os cristãos de nosso país podem exercer influência positiva em suas respectivas comunidades e, a partir daí, atuar de forma relevante para a transformação da sociedade brasileira?

A chave é o amor. O cristão foi chamado para amar as pessoas e manifestar esse amor em ações concretas para o bem comum (Romanos 12.9-21). Se considerarmos a importância que Deus dá a todos os seres humanos, devemos ter uma atitude de compaixão e respeito com todos. Quando um número cada vez maior de influenciadores amorosos atua, não tem como não perceber que o Reino de Deus venceu e que a sociedade está vivendo uma transformação que promove bem-estar em todas as esferas.

De que maneira pastores e líderes cristãos podem despertar os membros de suas igrejas ou comunidades para a vivência da espiritualidade e para o exercício de uma fé ativa, que muda cenários outrora deprimentes em testemunhos de esperança e restauração?

A melhor forma de líderes despertarem seus liderados é através de um discipulado bíblico para a vida prática. Associar atividades reais com as doutrinas abençoadoras da Palavra. Desafiar cada cristão a viver sua fé adaptada à sua realidade familiar, acadêmica, profissional e social. Viver a vida transbordante do Reino dos céus em todo lugar, em todo o tempo, em todas as circunstâncias (João 7.38).

O que o público pode esperar do Encontro Sepal 2019?

Como em todos os outros encontros, nosso 46º Encontro Sepal oferecerá palestras para todas as áreas de interesse dos líderes, com objetivo de revitalizar. A expectativa é a de compartilhar mensagens impactantes por meio de preletores comprometidos com Deus. Teremos palestras e debates, com painéis e seminários sobre assuntos relevantes de pastoreio e liderança. Cremos que, através dos encontros de líderes capacitados, exposição de ideias e reflexões na presença do nosso Pai, sairemos com uma perspectiva renovada para nosso ministério e para o trabalho das nossas igrejas.

O que está sendo preparado para o evento?

A nossa equipe está trabalhando muito, em todos os detalhes, para receber os participantes em um ambiente acolhedor, rico em relacionamentos e impactante nas ministrações. Nossa equipe de missionários estará à disposição para servir aos pastores e líderes em toda a conferência. Nossos palestrantes irão mergulhar em temas com ênfases em áreas como: Pastoreio de pastores; Revitalização de igrejas; Discipulado; Família; Nova geração; Trabalho com crianças; Transformação da sociedade; Mobilização missionária; Comunicação e tecnologia. Para vivermos momentos elevados de adoração, convidamos Adhemar de Campos e Paulo César Baruk que ministrarão nas plenárias. Uma exposição de empresas e organizações parceiras estará funcionando durante o evento, para oferecer ferramentas e materiais de interesse dos participantes. A Sociedade Bíblica do Brasil lançará a Bíblia do Discipulado e trará uma exposição itinerante do Museu da Bíblia.

Uma mensagem aos leitores.

A Sepal Brasil tem buscado, em obediência ao Senhor, uma atuação relevante no trabalho de servir à liderança evangélica brasileira, com objetivo de desenvolvermos igrejas saudáveis para um tempo em que necessitamos de todo o potencial na obra de Deus.

Há uma expectativa de um avanço acelerado no crescimento do Evangelho em regiões específicas do Brasil e também um apelo mundial de envio de missionários brasileiros às nações. Por isso, estamos investindo para que o 46º Encontro Sepal seja de tremendo impacto para essas necessidades.

Gostaria de incentivar todos os pastores e líderes para a participação nesse evento que envolve a liderança evangélica brasileira. Queremos também viver um tempo de reconciliação e unidade da igreja, representada pelas principais denominações nacionais. Esperamos que você não perca esse momento especial da nossa história.

Saiba mais sobre o Encontro Sepal 2019!

As inscrições para o Encontro Sepal 2019 podem ser realizadas até o dia 30 de abril, por meio do site encontroworkpixel.com.br/sepal.br. Nele, também é possível conferir todos os detalhes da programação, conhecer a lista completa de hotéis parceiros e acompanhar conteúdos exclusivos preparados para o evento.

*imagem meramente ilustrativa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]