Tiago e Suzana Alves, juntamente com seus filhos Samuel e Timóteo, estão servindo ao Senhor em Moçambique desde abril de 2017. Com fé e determinação, abriram um seminário inédito no país, com disciplinas modulares, longe do centro urbano e com o objetivo de influenciar, mobilizar e capacitar a igreja moçambicana com conhecimento Bíblico. Hoje eles tem dois professores moçambicanos e 20 alunos, onde atendem pastores e líderes com ensino teológico, alfabetização entre outros cursos.

Tiago é o atual líder da Sepal Moçambique e tem ministrado a Palavra em diferentes igrejas na capital e região com o objetivo de fortalecer e encorajar essas igrejas a conhecerem a Palavra do Senhor, viver na dependência Dele e assim discipular, treinar e capacitar seus líderes.

Realidade da liderança ministerial de Maputo

Em julho de 2018 a equipe fez uma pesquisa com mais de 200 pastores de diferentes denominações na capital e centro do país. Identificou-se que mais de 70% dos pastores não tem uma formação mínima, capacitação ou mesmo conhecimento adequado para ser um líder que exerça ensino e ministração à igreja. Quando questionados sobre discipulado, mais de 80% dos pastores afirmou não ter discipulado nem um novo líder nos últimos 05 anos. Pensando nesses desafios o seminário foi inaugurado em uma região onde há muita dificuldade para a formação acadêmica, visando atuar fortemente no discipulado e mentoreamento de pastores que estão plantando novas igrejas.
Suzana tem adaptado um currículo para ensino bíblico de crianças. A igreja apoiada pelos missionários tem feito uso desse material e a ideia é iniciar um treinamento de capacitação para abençoar outras igrejas e seus ministérios com crianças, além de disponibilizar o material em uma plataforma on line.

Em Julho de 2018, a equipe lançou o Projeto Conhecer Deus da Sepal Brasil em Moçambique com mais de 200 pessoas alcançadas pela plataforma on line. Nesse momento, grupos de coordenadores e monitores estão sendo formados para melhor atender a demanda.

Parcerias e projetos

Além da integração com três igrejas, os missionários fecharam parceria com a One Mission Society (OMS – onemissionsociety.org) que está em Moçambique há mais de 20 anos. A OMS possui um seminário Bíblico e uma escola de ensino do primário ao secundário. O seminário atende cerca de 80 jovens moçambicanos com ensino de nível básico e bacharel em Teologia além de cursos de liderança no centro da cidade de Maputo. A escola tem por objetivo influenciar a sociedade de nível alto com ensino de qualidade e educação cristã.
Além desses ministérios, há também um trabalho chamado “Mãos Ajudando” que tem por objetivo ajudar com pessoas que apresentam necessidades especiais, e um ministério com cerca de 60 igrejas espalhadas pelo país. Um dos novos desafios é alcançar os pastores e líderes dessas igrejas com capacitação teológica e discipulado. Tiago ministra aulas no seminário e é o responsável pela capelania de professores e alunos. Ele trabalhará este ano com um programa de mentoreamento e estágio intencional dos alunos, contribuindo para melhor formação do caráter, ética e do conhecimento dos mesmos.
Suzana tem atuado na escola com mentoreamento dos professores do currículo português (o ensino se dá na língua inglesa com algumas aulas em língua portuguesa) e irá atuar no Conselho de Direção. Ela também irá ministrar cursos de aperfeiçoamento para os professores. No seminário, Suzana ira desenvolver encontros de capacitação pedagógica para os professores.

Motivos de oração

  • Orações pelo primeiro Encontro Sepal Moçambique que acontecerá dias 29 e 30 de março;
  • Pela Equipe Moçambique;
  • Pela vinda dos missionários ao Brasil;
  • Pelo sustento pessoal.

Textos: missionário
Edição: Paulo Ribeiro/Edna Ramos
Diagramação: Paulo Ribeiro[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]