“Eu não dou conta!” Foram minhas palavras em meio a um suspiro profundo diante da sensação de que não sou a mãe suficiente, a esposa suficiente, a líder suficiente, inteligente suficiente, entre outros. Mas, quando ouço o que Deus diz sobre mim, constato que na verdade sou a mulher possível, a mãe possível, a líder possível! Quero conversar com você sobre ser possível!

Mulher do século XXI

A mulher do século XXI é mãe, cuida da casa, cuida dos filhos, da saúde trabalha fora, isto tudo dentro de 24 horas que por muitas vezes não parece ser suficiente para tanta demanda! Está em casa, mas, preocupada com o trabalho. Está no trabalho, mas, preocupada com a casa. Está cuidando dos filhos, pensando no marido ou preocupada com todo o resto! Uma sensação de cansaço, culpa, insegurança toma conta. Uma sensação de que não sou a mulher suficiente para tantas demandas que os diferentes papeis exigem.

Cultura em que vivemos

Vivemos em uma cultura onde parece que nunca conseguimos ser boa o bastante como mulher. Isto gera em nós vergonha, constrangimentos. Estudos indicam que uma das áreas que tem sido um gatilho poderoso que nos deixa vulneráveis e nos faz sentir vergonha é a aparência. Sentimos vergonha de não nos sentirmos magras, jovens ou bonitas o bastante. Então, nos perguntamos: Como nos percebermos suficientes diante de relações e pessoas para as quais nunca somos suficientes?

Uma mulher possível

Isabel foi uma mulher possível em seu tempo! Mas, por causa da infertilidade, para a comunidade religiosa da época, Isabel, não era suficiente. O Evangelho de Lucas registra informações sobre seu caráter, sua infertilidade e sua gravidez graciosa e inesperada de acordo com a promessa do anjo. E é neste contexto de limitações que Isabel é surpreendida pelo milagre da gravidez e experimenta em seu ventre seu filho João Batista ficar cheio do Espírito e estremecer de alegria. E ainda sob o controle do Espírito abençoa Maria, que estava grávida do Messias. Uma mulher possível, que pela graça de Deus vive o improvável, o impossível!
Todas temos limitações, podem ser físicas, intelectuais, emocionais ou espirituais, mas as temos! A exemplo de Isabel, qual é nossa “infertilidade”? Nossas limitações e potencialidade nos constituem e representam nossos limites ontológicos. Sermos mulheres possíveis, significa reconhecer e celebrar nossas capacidades e também reconhecer nossas limitações num gesto de acolhimento a nós mesmas.
Neste contexto torna-se imprescindível espaços onde as mulheres possam vivenciar este cuidado para consigo mesma, levando-a num caminho para dentro de si e encontro com Deus, ganhando consciência de sua identidade em Cristo, suas emoções e potencialidades.

Ambiente de graça

Precisamos de relacionamentos que promovam um ambiente de graça e aceitação por meio de uma escuta protegida e desprovida de julgamento que permita as mulheres serem vistas entre si como mulheres possíveis. E, depois de nos acolhermos e sermos acolhidas como mulheres possíveis deixar a graça de Jesus nos transformar nas mulheres que Deus quer que sejamos! Mulheres possíveis que pela graça de Deus experimentam o impossível em sua vida!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]