Um novo estudo de Harvard realizou uma pesquisa sobre a saúde física e mental de crianças e adolescentes na igreja e que foram criados com práticas religiosas ou espirituais. O que eles acharam foi fascinante.
Pessoas que em sua infância ou adolescência frequentavam os serviços religiosos pelo menos uma vez por semana, eram cerca de 18% mais propensos a serem mais felizes aos 20 anos do que aqueles que nunca compareceram aos cultos. Quase 30 por cento mais propensos a fazer trabalho voluntário e 33 por cento menos propensos a usar drogas na juventude.
Além disso, as pessoas que oravam e meditavam individualmente diariamente tinham mais satisfação com a vida, eram mais capazes de processar emoções e eram mais tolerantes. Eles eram menos propensos a ter relações sexuais mais cedo e ter uma doença sexualmente transmissível.
O relato da pesquisa, publicado num artigo da Forbes, conclui: “Alguns dos hábitos fundamentais que os humanos têm feito por eras (orar, meditar) podem realmente ter muito mais valor do que tendemos a pensar”.
Pelo desígnio de Deus, uma parceria divino-humana é essencial para o florescimento humano. Considere o seguinte exemplo.

“Uma espada para o Senhor e para Gideão!”

O futuro de Israel estava em perigo. Um exército maciço de midianitas, com 135.000 soldados (Juízes 8:10), estava pronto para aniquilar as forças judaicas. Gideão reuniu 32.000 soldados, mas o Senhor o levou a dispensar quase todos ficando apenas trezentos (Juízes 7: 2-8). O propósito de Deus era mostrar aos israelitas que a libertação vinha do Senhor e não das mãos deles.
Exércitos no mundo antigo transmitiam sinais através de “trombetas” (geralmente chifres de carneiros). Eles costumavam marchar à noite à luz das tochas. O exército original de Gideão tinha trezentas dessas trombetas e tochas. As tochas eram carregadas dentro de jarros de barro para não alertar o inimigo, então os potes foram quebrados quando o assalto estava para começar. As trombetas foram usadas para transmitir ordens às tropas.
As forças de Gideão avançaram sobre o exército midianita, cada um carregando uma tocha em uma mão e uma trombeta na outra (Juízes 7:16). Note que eles não tinham capacidade para carregar uma espada, lança ou escudo. Eles estavam marchando indefesos contra um enorme inimigo militar.
Então, na direção de Gideão, eles esmagaram os jarros, tocaram as trombetas e gritaram: “Uma espada para o Senhor e para Gideão!” (v. 20). Então “o Senhor pôs toda espada de [Midianita] contra o seu companheiro e contra todo o exército” (v. 22). Na escuridão e confusão, os midianitas massacraram um ao outro, então os soldados judeus capturaram seus líderes (v. 25) e completaram a vitória.
Este foi um dos resultados mais miraculosos da história militar. E dependia da fé binária dos homens de Gideão quando eles confiavam em seu Senhor e em seu general.

Por que Deus não trabalha hoje como ele fez na Bíblia?

Charles Spurgeon observou: “Se apenas chorarmos, ‘A espada do Senhor!” seremos culpados de uma presunção ociosa; e se gritarmos: ‘A espada de Gideão!’ só manifestaremos a dependência em pessoas: devemos misturar os dois em uma prática harmoniosa: “A espada do Senhor e de Gideão!”
Devemos confiar em Deus para fazer o que só Ele pode fazer e aí então nos unirmos a Ele fazendo o que devemos fazer.
Às vezes me perguntam por que não vemos o Senhor trabalhando hoje assim como Ele trabalhou na Bíblia. A natureza de Deus não pode mudar – como o Ser Supremo, por definição, ele nunca pode ser menos que supremo. Com Deus “não há variação ou sombra devido à mudança” (Tiago 1:17), pois “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8).
Nem a natureza humana muda. Enfrentamos a mesma tentação de “ser como Deus” que Adão e Eva enfrentaram no Jardim (Gênesis 3:5). Sentimos os mesmos medos e prezamos as mesmas esperanças. Enquanto a tecnologia muda mais rapidamente do que nunca, os humanos que a inventam e usam não.
Então, por que não vemos o poder milagroso de Deus em exibição hoje como quando ele derrotou os midianitas e salvou Israel? Considere três fatos.

Um: Deus trabalha de maneiras que não vemos.

Em uma lista das maiores igrejas do mundo, as dezessete primeiras não estão na América. A maior igreja dos EUA é um décimo do tamanho da maior igreja da Coréia do Sul. Deus ainda está trabalhando de maneira bíblica, quer vejamos sua mão trabalhando em nossa cultura ou não.

Dois: Deus trabalha onde ele é esperado.

Philip Yancey: “Ao viajar e também ler a história da igreja, observei um padrão, um estranho fenômeno histórico de Deus” movendo-se “geograficamente de um lugar para outro: do Oriente Médio para a Europa, para a América do Norte para o mundo em desenvolvimento. É isto: Deus vai aonde ele quer. ”
Eu testemunhei o cristianismo do Novo Testamento em Cuba – curas milagrosas, serviços de adoração capacitados, vidas quebradas transformadas pelo evangelho. Uma diferença entre os cristãos cubanos e americanos é que os cubanos sabem o quanto precisam de Deus. Então eles oram com dependência apaixonada e esperam que o Senhor responda de acordo com sua perfeita vontade.

Três: Deus trabalha onde nos juntamos a ele.

Noé construiu a arca; Moisés segurou seu cajado sobre o Mar Vermelho; os sacerdotes entraram no rio Jordão inundado; Pedro pregou no Pentecostes; João adorou em Patmos. Eles fizeram o que puderam por iniciativa de Deus, e Deus fez o que pôde. Ele liderou e eles seguiram.
Uma vez em Cuba, tive uma dor de cabeça debilitante. Não havia medicamentos disponíveis. Mas o pastor trouxe um membro da igreja de cem anos chamado Benjamin para me ver.
Benjamin orou por mim enquanto ele ungia minha testa com óleo. Minha dor de cabeça desapareceu. Fiquei espantado, mas Benjamin não estava. Ele fez o que pôde e Deus fez o que pôde.
Quem precisa de você para ser seu Benjamin hoje?


Fonte: Christian Post
Texto: Jim Denison
Imagem: denisonforum.org[/vc_column_text][vc_single_image image=”7889″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” link=”http://www.encontroworkpixel.com.br/sepal.br”][/vc_column][/vc_row]